robôs colaborativos para produção

Como utilizar Robôs Colaborativos para produção nas Indústrias?

Saiba que a tecnologia dos robôs colaborativos para produção transforma processos industriais e colabora para a sustentabilidade social.

Imagine aumentar a eficiência operacional da sua indústria e ao mesmo tempo colaborar com a sociedade com a manutenção de vagas de emprego.

Para isso, basta implementar projetos e sistemas de automação que permitam a atuação segura de homens e máquinas nas linhas de produção.

Acompanhe este artigo da Pensenova e entenda como utilizar robôs colaborativos para produção e extrair o máximo de benefícios dessa tecnologia.

Saiba que, seja qual for o segmento e porte da sua indústria, atualmente, é possível otimizar a sua produção.

O que são Robôs Colaborativos para Produção?

Robôs colaborativos para produção ou Cobots (collaborative robots) são máquinas inteligentes fabricadas e programadas para trabalhar lado a lado com os trabalhadores nas indústrias.

Essa é uma alternativa para empreendedores que não abrem mão das tecnologias da indústria 4.0 e nem da presença de operadores humanos nas suas fábricas.

O termo robô colaborativo serve como uma forma para diferenciar os cobots dos robôs convencionais.

O braço robótico articulado é um dos principais equipamentos a serem implantados para as empresas que buscam a alternativa dos cobots.

De modo geral, no aspecto estrutural os cobots são mais leves e contém sensores que identificam a presença dos operadores para evitar quaisquer possibilidades de acidentes.

Principais Benefícios dos Robôs Colaborativos na Indústria

Para você que tem interesse em conhecer melhor os robôs colaborativos para produção, listamos as principais vantagens dessa tecnologia. Confira.

Aumenta a produtividade

As operações definidas para os cobots permitem a programação de tempos de ciclo mais ágeis do que as tarefas executadas apenas por trabalhadores humanos.

Esse ajuste no templo de ciclo permite melhorias substanciais e até mesmo a curto prazo na produção das fábricas que adotam os cobots.

Melhora a qualidade e evita o retrabalho

As tarefas que exigem um elevado grau de precisão, estrategicamente, são direcionadas para os robôs colaborativos.

Essa estratégia melhora a qualidade dos produtos e serviços, evita o retrabalho e reclamações dos clientes.

Possibilita preços mais competitivos

A precisão de dosagem de insumos nas operações determinadas para os robôs colaborativos para produção economiza matéria-prima.

Evitar o retrabalho conforme mencionado no tópico anterior, além de evitar devoluções e reclamações de clientes, economiza também na mão de obra e no uso de recursos energéticos.

A economia desses parâmetros produtivos permite a elaboração de planilhas de custos com preços mais competitivos para o mercado.

Reduz acidentes e lesões ergonômicas

Os trabalhadores que desenvolvem atividades operacionais estão sujeitos tanto a acidentes como cortes, esmagamentos de membros e queimaduras quanto a lesões ergonômicas.

Mesmo com o uso de equipamentos de proteção individual e mesas e cadeiras específicas para as operações, os trabalhadores não estão 100% protegidos de danos físicos.

E, justamente para reduzir esses tipos de danos, os cobots são programados para executarem tarefas perigosas e respetivas.

Conheça a Norma Regulamentadora NR-17 e entenda como proporcionar conforto e segurança ergonômica para os seus trabalhadores.

Flexibilidade operacional

A possibilidade e a facilidade de reconfiguração dos robôs colaborativos para produção são muito vantajosos para diferentes segmentos industriais, no entanto, podem ser grande diferencial para as indústrias que operam sob demanda.

Desse modo, empresas que precisam alterar suas linhas de produção com maiores frequências não precisam adquirir novos robôs para continuarem as suas atividades.

Boa visibilidade da marca

Empresas que demonstram optar por implementar a tecnologia de robôs colaborativos de produção para manter vagas de emprego, certamente, conseguem boa visibilidade da marca.

E, atraem clientes, parceiros e investidores que prezam valores como a responsabilidade social e bem-estar dos trabalhadores das indústrias. Afinal, é possível produzir com rentabilidade e sustentabilidade.

Como Implementar Robôs Colaborativos para Otimizar a Produção

Confira dicas importantes para você implementar robôs colaborativos e otimizar a produção na sua indústria.

Avalie as possibilidades

Com base nas particularidades da sua indústria, avalie setores em que há a possibilidade de impulsionar a produtividade e aumentar a segurança ao compartilhar o trabalho dos operadores humanos com os cobots.

Prepare os seus trabalhadores

Como a tecnologia é colaborativa, os seus trabalhadores devem ser preparados e capacitados para lidarem com a presença dos robôs colaborativos.

Seja transparente com as suas intenções e objetivos e ofereça treinamentos para aqueles que demonstrarem interesse em encarar os desafios dessa nova jornada.

No entanto, caso julgue necessário, não se sinta constrangido em optar por substituições e buscar por contratações de operadores com melhores capacitações.

Busque parceria com especialistas

A implementação de robôs colaborativos de produção é uma atividade que requer conhecimento especializado e específico em automação e robótica avançada.

Conte com apoio da Pensenova. Somos especialistas em automação industrial e robótica avançada desde 2005.

Temos como objetivo oferecer melhorias nos índices de produtividade, segurança e lucratividade dos nossos clientes.

Leia nosso artigo: Entenda como atua um profissional de automação industrial.

Para implementar robôs colaborativos para produção na sua indústria, faça contato com os especialistas da Pensenova e encontre as melhores opções para o seu empreendimento. Estamos também no Facebook, YouTube, Instagram e LinkedIn.

Leia também