retrofit de máquinas

Retrofit de Máquinas: Transformando Equipamentos Obsoletos em Tecnologias de Ponta

O retrofit de máquinas atualiza dispositivos e equipamentos considerados obsoletos e os transforma em componentes avançados e compatíveis com a indústria 4.0.

Desse modo, aquela máquina que não está mais produzindo como o esperado ou entrando em manutenções constantes nem sempre precisa ser substituída por outra.

A depender do estado de conservação e determinados parâmetros específicos considerados por técnicos especializados, parte do seu patrimônio pode ser atualizado.

Como o retrofit de máquinas faz parte das soluções da Pensenova, elaboramos este artigo para ajudar você a entender como funciona essa operação.

O que é retrofit de máquinas?

O retrofit de máquinas consiste na modernização de máquinas e equipamentos antigos, nos quais são adicionadas novas tecnologias ou substituição de componentes com versões desatualizadas.

Essa estratégia permite que equipamentos, considerados obsoletos, mas que ainda possuem estrutura funcional, sejam renovados para atender às exigências tecnológicas e regulamentações atuais.

Quais as principais vantagens do retrofit de máquinas?

As técnicas empregadas no retrofit de máquinas oferecem significativas vantagens para as indústrias. Conheça as principais.

Redução de custos e tempo de aquisição

A substituição total de uma máquina pode ser significativamente mais onerosa do que realizar um retrofit.

Além disso, algumas máquinas, principalmente as importadas, podem levar mais tempo para serem entregues e isso pode prejudicar a sua produção.

Atualizar componentes específicos reduz o investimento inicial e possibilita uma implementação mais ágil.

Aumento da vida útil

O retrofit pode prolongar a utilização de equipamentos antigos, retardando a necessidade de substituição e maximizando o retorno sobre o investimento (ROI).

Adaptação à legislação vigente

Diferentes segmentos indústrias enfrentam desafios para atender a regulações de segurança e sustentabilidade. O retrofit possibilita a adaptação rápida a essas exigências sem interrupções prolongadas no processo produtivo.

Aprimoramento da performance

Máquinas modernizadas podem operar de forma mais eficiente, reduzindo paradas não programadas e aumentando a produtividade.

Menor impacto ambiental

O reaproveitamento das estruturas existentes reduz o desperdício de materiais e os impactos associados à produção de novos equipamentos, contribuindo para práticas industriais mais sustentáveis.

Componentes que podem ser atualizados em um retrofit de máquinas

Conheça os principais componentes que podem ser atualizados, por meio do retrofit de máquinas. Considere três grandes grupos:

  • Componentes mecânicos;
  • Componentes elétricos e eletrônicos;
  • Softwares e sistemas de controle.

Componentes mecânicos

  • Motores e sistemas de transmissão: Substituir motores antigos por modelos mais eficientes energeticamente pode reduzir significativamente os custos operacionais.
  • Acoplamentos e rolamentos: Atualizações nesses componentes aumentam a precisão e reduzem o desgaste.
  • Elementos estruturais: Ajustes ou reforços podem ser realizados para suportar novas cargas ou melhorar a ergonomia.

Componentes elétricos e eletrônicos

  • Painéis de controle: Substituir relés e contactores por Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) ou sistemas baseados em IoT.
  • Sensores: Integração de sensores modernos para monitorar temperatura, vibração e outros parâmetros em tempo real.
  • Inversores de frequência: Implementação para controle de velocidade e economia de energia em motores.

Softwares e sistemas de controle

  • SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition): Integração de sistemas SCADA para monitorar e controlar processos à distância; Interface homem-máquina (IHM): Atualizações para interfaces táteis intuitivas que facilitam o controle operacional;
  • Sistemas de gestão de dados: Implantar soluções que gerem relatórios automáticos para otimização de processos.

Como o retrofit de máquinas se encaixa na transição para a Indústria 4.0?

Considerando os componentes empregados na atualização dos equipamentos, o retrofit de máquinas encaixa nas empresas na transição para indústria 4.0 pelo fato de seguir alguns dos principais pilares desta quarta revolução.

Robótica avançada e colaborativa

Os robôs não são criação da indústria 4.0, no entanto, no avanço da quarta revolução esses equipamentos são mais inteligentes e colaborativos.

Digitalização de equipamentos

Com a incorporação de dispositivos digitais, as máquinas com versões mais antigas e sistemas analógicos passam a ser acompanhadas de forma remota e inteligente.

Conectividade pela Integração de sistemas

O retrofit facilita a conexão de máquinas com plataformas de gestão e sistemas de planejamento (ERP), garantindo a integração total entre as etapas do processo produtivo.

Monitoramento em tempo real e análise preditiva

Com a implementação de sensores e softwares avançados, é possível utilizar dados em tempo real para prever falhas, otimizar e aplicar a análise preditiva de maneira eficiente.

Personalização, customização e flexibilidade

O retrofit de máquinas permite que as máquinas atendam às demandas de produção personalizada, uma característica essencial da Indústria 4.0, que busca entregar valor para os consumidores.

Conte com a Pensenova para implantar o seu retrofit de máquinas

Com o nosso trabalho de retrofit de máquinas, nós da Pensenova, acreditamos na maximização do potencial de seus ativos industriais existentes.

Nossos serviços de retrofit são projetados para revigorar e modernizar sua linha de produção.

Ao substituir componentes obsoletos, atualizar sistemas de controle e implementar tecnologias de última geração, prolongamos a vida útil de suas máquinas.

Então, antes de trocar os seus equipamentos, consulte as nossas opções de retrofit de máquinas. Para isso, basta fazer contato com nossos especialistas. juntos encontraremos soluções adequadas para o seu patrimônio.

Estamos também no Facebook, YouTube, Instagram e LinkedIn.

Leia também