As estufas industriais automatizadas são equipamentos bem mais eficientes, precisos e econômicos do que os seus equivalentes convencionais.
A inserção da automação nas estufas é parte das ações das empresas que pretendem enquadrar as suas operações nos preceitos da indústria 4.0.
Se a sua indústria tem a cura e secagem como atividades principais ou complementares, acompanhe este artigo Pensenova e entenda como a tecnologia avançada da automação atua nas estufas.
O papel das estufas industriais nos processos produtivos
O papel das estufas industriais varia um pouco em função da atividade e finalidade da empresa que as utiliza, mas de modo geral elas são utilizadas em processos térmicos que necessitam ser controlados para:
- Cura;
- Secagem;
- Esterilização;
- Testes de envelhecimento;
- Entre outras particularidades do negócio.
Quando automatizadas, as estufas reduzem a intervenção da atuação humana e controlam parâmetros como fluxo de ar, temperatura e umidade nos ambientes de preparo dos produtos.
Benefícios da automação para as estufas industriais
Conhecer os benefícios da automação para estufas industriais é um dos primeiros passos para ajudar gestores nas suas tomadas de decisão.
Uniformidade e consistência nos processos
Como a implantação das estufas industriais automatizadas há a eliminação de variáveis humanas que podem comprometer a qualidade do produto final.
Isso porque os sensores e controladores inteligentes das estufas industriais automatizadas atuam para que os parâmetros de projetos sejam mantidos dentro dos limites especificados.
Eficiência energética
Processos de aquecimento e resfriamento empregados na cura, secagem entre outras operações das estufas, consomem quantidades consideráveis de energia elétrica, e gás.
No caso das estufas industriais automatizadas, as tecnologias como os inversores de frequência para controle de ventiladores e resistências otimizam o uso de energia proporcionando a eficiência energética na indústria.
Aumento da produtividade
Máquinas automatizadas comandadas por sistemas de gestão e controle de operacional atuam com tempos de ciclo mais ágeis com o mínimo de paradas não programadas. O que resulta na maior capacidade produtiva.
Segurança patrimonial e dos trabalhadores
O monitoramento constante feito nas estufas industriais e seus sistemas de segurança são projetados para emitir alarmes e providenciar desligamentos automáticos em caso de irregularidades.
Assim evitam superaquecimento que podem causar prejuízos para o patrimônio como curto-circuito, incêndios, explosões. Além disso, reduz os riscos de acidentes laborais.
Customização
A automatização das estufas pode ser feita de maneira customizada para atender os diferentes segmentos de estufas para diferentes aplicações das indústrias.
Basta que o gestor esclareça as particularidades e expectativas para os engenheiros responsáveis pela implantação dos projetos e equipamentos que compõem as estufas industriais automatizadas.
Compatibilidade com a Indústria 4.0
As estufas industriais automatizadas podem ser conectadas a redes industriais e sistemas existentes por meio da IoT (Internet das Coisas), permitindo monitoramento remoto, análise de dados em tempo real e manutenção preditiva. Isso oferece benefícios como:
Exemplos de segmentos que utilizam estufas industriais automatizadas
Diferentes fábricas utilizam processos térmicos para preparo dos seus produtos. Confira os principais segmentos que utilizam as estufas industriais automatizadas.
- Indústria automotiva, naval e aeronáutica: tratamento e pintura de peças e acessórios, metálicos e plásticos;
- Indústria metalúrgica: assim como a indústria automotiva utiliza as estufas automatizadas para tratamento e pintura de materiais metálicos
- Indústria moveleira: tratamento e pintura de produtos de madeira e metal;
- Indústria farmacêutica: muito eficazes na esterilização e desinfecção de materiais e máquinas;
Cuidados na implantação, no uso e na manutenção de estufas industriais automatizadas
Planejamento
- Escolha um local com boa ventilação e acesso fácil para manutenções;
- Garanta que a estrutura suporte o peso e as dimensões da estufa;
- Verifique a compatibilidade elétrica e de conexões com os sistemas da indústria.
Treinamento dos trabalhadores
- Ofereça treinamentos de capacitação para que os trabalhadores envolvidos nas operações conheçam a tecnologia empregada no sistema de estufas automatizado;
- Garanta que sejam seguidos todos os procedimentos de segurança e respostas de emergências.
Manutenção preventiva e preditiva
- Realizar inspeções regulares nos componentes mecânicos e elétricos e limpeza de filtros e dutos previstos pelos fabricantes;
- Só permita o uso de peças originais
- Adote procedimentos previstos na manutenção preditiva,
Faça parceria com especialista em automação e robótica
Para evitar prejuízos financeiros, acidentes e danos nos componentes das estufas industriais automatizadas, faça parceria com empresas especializadas em automação e robótica. Contrate manutenção e consultoria sempre que tiver dúvidas.
Conte com a Pensenova
Atuamos no ramo de automação industrial desde 2005. Somos líderes em oferecer soluções inovadoras que vão da otimização de produção à manutenção preventiva, redefinindo o cenário industrial com tecnologia de ponta.
Para ajudar na aquisição de nossos projetos e equipamentos, oferecemos soluções financeiras como a Locação Estruturada.
Com a locação estruturada da Pensenova sua empresa pode programar a implementação imediata do seu projeto com a opção de pagamento em até 60 meses, ou da forma mais conveniente para seu fluxo de caixa, sem incorrer em um compromisso financeiro inicial significativo.
Então, transforme os seus processos com a implantação de estufas industriais automatizadas. Faça contato conosco e receba tratamento personalizado. Estamos também no Facebook, YouTube, Instagram e LinkedIn.