Gestores que implementam a automação industrial para pintura em suas linhas de produção logo percebem a transformação em seus processos operacionais.
Essa tecnologia acelera o alcance de metas de planejamento estratégico e entrega ganhos na pintura como aumento na qualidade, na velocidade e na segurança dos trabalhadores.
Atuando no mercado de automação industrial e robótica avançada desde 2005, nós da Pensenova, já ajudamos um grande número de indústrias a impulsionar as suas operações de pintura.
Acompanhe este artigo e saiba como obter ganhos nos processos com a implantação da automação industrial para pintura.
O que é Automação Industrial para Pintura?
A automação industrial para pintura é a substituição dos processos convencionais manuais por sistemas de automação e equipamentos robóticos avançados e mais eficientes.
Essa maneira de operar reduz a atuação dos trabalhadores humanos nos pátios do chão de fábrica como pintores, transformando-os em operadores de sistemas de pintura.
Esses operadores substituem as pistolas de pintura e lixadeiras por tablets e monitores.
Certamente, para isso há a necessidade de treinamentos de capacitação dos trabalhadores e o desenvolvimento de projetos adequados para o tipo e volume de produção da empresa.
Essa é uma forma das indústrias se adequarem aos conceitos e tecnologias da indústria 4.0 e 5.0.
O fato é que, empreendedores que experimentam as vantagens da automação industrial para pintura, dificilmente, pensarão em retornar suas operações para os processos convencionais.
Vantagens da Automação na Pintura Industrial
Podemos dizer que implantar a automação na pintura industrial é uma forma de entrar em uma espécie de ecossistema que oferece vantagens nos diferentes parâmetros que envolvem a cadeia produtiva.
Conheça as principais vantagens da automação na pintura industrial.
Redução de ocorrências de doenças ocupacionais
As substâncias químicas que fazem parte da composição das tintas e solventes são componentes com altos graus de toxicidade.
Essas substâncias químicas podem provocar doenças respiratórias, infecções nos olhos, dermatoses ocupacionais. Quando penetram na corrente sanguínea afetam órgãos como fígado, rins, sistema reprodutivo entre outros.
Quanto maior for o tempo de exposição aos componentes das tintas maiores serão os danos para os trabalhadores.
A automação na pintura industrial elimina ou reduz de maneira significativa a proximidade dos trabalhadores com as substâncias químicas, dessa maneira reduz as ocorrências de doenças ocupacionais.
Melhoria da produtividade e da qualidade dos produtos e serviços
Além de serem mais ágeis, os braços robóticos e as pistolas automáticas, desde que passem pelas manutenções recomendadas pelos fabricantes, podem trabalhar ininterruptamente em escalas de trabalho 24×7.
Os tempos de ciclo das operações podem ser ajustados para parâmetros de velocidade de pintura que dificilmente podem ser alcançados por operadores humanos.
Quanto à qualidade, sabemos que após algumas horas de trabalho por questões de ergonomia os pintores apresentam determinado grau cansaço que pode afetar o padrão de pintura. Já os braços robóticos e as pistolas automáticas não são afetados por essas condições.
Economia de matéria prima e recursos energéticos
O conjunto de equipamentos empregados na automação industrial para pintura são altamente precisos em suas dosagens de matéria prima, assim evitam desperdícios.
Por manterem os mais elevados níveis de qualidade de pintura, a tecnologia da automação industrial para pintura evita o retrabalho e economiza recursos energéticos com eletricidade, gás e água.
Tecnologias e Equipamentos para Automação na Pintura
Para oferecer agilidade e qualidade nos processos a automação na pintura industrial opera com base em algumas tecnologias. Saiba quais são as principais.
- Robótica avançada: onde são empregados braços robóticos articulados para acessar todas as superfícies das estruturas a serem pintadas;
- Sistema de automação: Os sistemas de automação funcionam como gestores das operações e determinam o quê, quando, e como cada equipamento deve atuar;
- Monitoramento em tempo real: Por meio da conectividade os operadores e gestores conseguem acompanhar a pintura em tempo real e a distância;
- Células de pintura: as células de pintura são estações de trabalho composta por braços robóticos, pistolas automáticas e demais peças, tudo em um ambiente que conforme a necessidade de produção podem ser deslocadas para outros ambientes das indústrias sem necessidade de obras de engenharia.
Conte com a Pensenova para desenvolvimento de projetos e implantação de sistemas de automação industrial para pintura.
Somos referência no mercado de soluções industriais, especializada na integração de robotização de pintura para diversos setores.
Oferecemos soluções tecnológicas inovadoras, alinhadas às melhores práticas globais de gestão, sustentabilidade e engenharia.
Buscamos trazer assertividade na tomada de decisão do investimento para nossos clientes, proporcionando melhorias nos índices de produtividade, segurança e lucratividade.
Faça contato com os especialistas da Pensenova e encontre soluções de automação industrial para pintura compatíveis com as particularidades da sua indústria. Estamos também no Facebook, YouTube, Instagram e LinkedIn.